O papel social e sindical dos médicos
Escrito por Dr. Leonardo Alcântara

Para além do tratamento de doenças, o papel social do médico é também manter o diálogo com os pacientes. Mais do que um mero identificador e solucionador de problemas relacionados à saúde, o profissional influencia a longevidade e qualidade de vida das pessoas. Exercendo seu papel na defesa da medicina de qualidade, os sindicatos também possuem importante espaço.

Instituição chave na defesa e na autoridade de assuntos sobre a categoria médica, defendo-os a todo custo, o Sindicato tem o princípio primordial de se posicionar de maneira enfática como uma instituição que não está ligada a posturas ideológicas. Cabe enfatizar que, pautada na transparência e na isenção, a entidade médica sempre estará disponível para negociação e diálogo construtivos com os entes públicos, esperando fortalecer o vínculo acerca dos debates sobre as políticas de Saúde.

Buscando trabalhar em prol da categoria e pelo bem comum de modo geral, os sindicatos atuam para defender os interesses econômicos, profissionais e sociais dos seus associados, sendo ainda responsáveis pela organização de manifestações voltadas para a melhoria das condições de trabalho da categoria, garantindo valorização da atividade médica e, consequentemente, a melhoria contínua da saúde.

Entre as suas atribuições, estão: celebrar acordos e convenções coletivas de trabalho e suscitar dissídios coletivos; colaborar como órgão técnico consultivo no estudo e solução de problemas relacionados com a categoria; e zelar pelo cumprimento da legislação, sentenças normativas e demais institutos que assegurem direitos à categoria. Mais do que entidades representativas de categorias, o papel social e sindical dos médicos é ímpar na sociedade.