O autocuidado de quem cuida
Escrito por Dr. Leonardo Alcântara

É importante lembrar que no último ano, por conta da pandemia da Covid-19, muito tem se falado sobre a saúde mental dos médicos. No entanto, saibamos reconhecer: este é um problema antigo que apenas foi intensificado com a imensa jornada de trabalho que o profissional da saúde adquiriu, além da pouca ou até mesmo da falta de recurso necessário para exercer a profissão, entre outros percalços que acabam fisicamente e psicologicamente com a categoria médica.

É sabido que a pandemia agravou a pressão sobre os médicos, que passaram a atuar em atendimentos cansativos e intermináveis, sobretudo nas UTIs com a urgência da Covid-19, além da pressão, acúmulo de funções e consequentemente inúmeras demandas. Tal situação não ficou restrita apenas aos que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, mas também para profissionais de diversas atividades, sejam aqueles que estão no ambiente hospitalar, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou nas clínicas particulares.

Para além da exaustão diária causada pelo contato com quem está doente, os profissionais da saúde têm outros grandes desafios: se manterem atualizados sobre novos protocolos, técnicas, cirurgias, medicamentos e demais procedimentos, como o desenvolvimento e participação de estudos, projetos, pesquisas e análises, a fim de descobrir o que é mais seguro e efetivo para o paciente.

Com o aumento da demanda nos hospitais e a inexistência de recursos, os médicos se viram em diversas situações de desgaste mental, entre elas, a priorização dos pacientes, em que teriam que escolher qual teria prioridade na UTI. Cenários como esses fizeram muitos profissionais da saúde negligenciar a própria saúde mental, desenvolvendo altos níveis de estresse, depressão e ansiedade.

Vale ressaltar que não há motivos para criar estigmas quanto à saúde mental da classe médica, pois a grande maioria se encontra pressionada pelo colapso da saúde pública, o que afeta diretamente a produtividade. Logo, é de suma importância a atenção e tratamento adequado a estes profissionais que tanto zelam por nosso bem estar.

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!