A arte de cuidar do outro
Escrito por Dr. Leonardo Alcântara

Escolher a carreira de Medicina é uma tarefa difícil e tem uma caminhada longa. Neste Dia do Médico, 18 de outubro, lembramos desta decisão feita por milhares de médicos e médicas por todo o Brasil. Lembramos da escolha desses profissionais de enfrentar uma jornada árdua na busca de aprender a cuidar do outro. Afinal, os profissionais da medicina dedicam sua vida a garantir o bem-estar e a minimização dos sofrimentos dos pacientes, buscando sempre a melhor forma, a mais segura e mais correta de garantir a saúde de toda a população, independentemente de quem seja.

Em momentos ainda mais difíceis, como a pandemia, o papel do médico ganha mais destaque. Junto a uma extensa equipe de profissionais da saúde, os médicos têm atuado na linha de frente do combate à covid-19 desde os primeiros casos registrados, garantindo ao máximo que as pessoas infectadas pelo vírus sobrevivam com o mínimo de sequelas possíveis.

Tudo isso sem esquecer dos pacientes com outras doenças, das cirurgias eletivas e de tantos outros serviços que compõem o sistema de saúde. É um trabalho que reforçou ainda mais a importância da classe médica para toda a sociedade. Diante disso, é preciso que entidades especializadas, junto com o poder público, trabalhem pela valorização, promoção e defesa da atividade médica, bem como zelem pela saúde e dignidade de profissionais e de pacientes, sobretudo, daqueles em condições de vulnerabilidade.

Para além das homenagens, neste Dia do Médico precisamos lembrar de reivindicar melhorias nas condições de saúde da população, valorizar de forma justa o trabalho dos médicos e médicas, e buscar o fortalecimento do sistema público de saúde. É preciso zelar pelo cumprimento da legislação, acordos e convenções coletivas de trabalho, sentenças normativas e demais institutos que assegurem direitos à categoria médica. Devemos ainda garantir a segurança dos médicos, pacientes e demais profissionais por meio de uma estrutura adequada e uma administração eficiente. A arte de cuidar do outro precisa ser respeitada e valorizada.

 

Assine nossa newsletter

Fique atualizado sobre todas as notícias e oportunidades!