Profissionais do Frotinha Antônio Bezerra enviam relatório à SMS e direção do hospital pedindo retorno dos RPAs
Documento foi assinado por cerca de 50 enfermeiros, técnicos, pacientes e acompanhantes

Os profissionais do Hospital Distrital Doutor Evandro Ayres de Moura (HDEAM) – Frotinha do Antônio Bezerra enviaram, na última quinta-feira (10), relatório de plantão da Unidade de Internação ao diretor clínico do hospital e à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), solicitando o retorno dos médicos RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) para melhoria do atendimento e qualificação do serviço. O documento foi assinado por cerca de 50 enfermeiros, técnicos de enfermagem, pacientes e acompanhantes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará teve acesso ao documento durante manifestação realizada em frente ao Frotinha para protestar contra a redução dos valores dos plantões. No relatório, os profissionais ressaltam que os médicos RPAs foram “substituídos” por profissionais cooperados da Cooperativa de Trabalho de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH) e que os mesmos abandonam o plantão devido à alta demanda de serviço e valores baixos.

Os profissionais relataram, ainda, que tal situação está deixando os pacientes desassistidos pelos médicos, cabendo à enfermagem realizar os atendimentos. “Embora tenham os serviços dos mesmos, os pacientes, por sua vez, necessitam de um olhar clínico. Sendo assim, eles têm reclamado demais da ausência dos médicos”, diz um trecho do relatório.

Ocorrência

O Sindicato dos Médicos do Ceará também teve acesso a uma ocorrência encaminhada à ouvidoria da SMS, na última segunda-feira (07), em que uma médica do Frotinha da Parangaba reclamou sobre a situação de calamidade da unidade sem médicos e teve atendimento finalizado sem receber nenhum retorno.

Conforme a ocorrência, a médica citou que, no dia 07 de fevereiro, a COAPH não enviou médico para o plantão MT e que dois prescritores foram enviados, mas evadiram-se do plantão às 11h30, deixando pacientes internados sem evolução e prescrição. Ela também informou que um médico enviado para assumir o eixo vermelho, chegou às 9h30 e logo deixou o plantão sem substituto. Às 14 horas, do mesmo dia, a COAPH encaminhou outro médico para prescrever os pacientes e o mesmo evadiu-se.

A médica denunciou sua frustração ao Sindicato pelo fato de a secretaria ter ignorado sua reclamação, finalizando sem ter tomado providências.

O Sindicato dos Médicos do Ceará lamenta o cenário de descaso e desvalorização com a categoria conforme está ocorrendo na rede de atenção secundária de Fortaleza e reforça que tem tomado todas as providências cabíveis para cobrar dos órgãos que a situação seja regularizada.