Sindicato oficia Sesa por atrasos de pagamentos recorrentes dos médicos do SAMU Ceará
A entidade está recebendo diversas reclamações de que não há previsão de quando será pago o último mês dos serviços prestados

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício, na última quarta-feira (09), à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) cobrando providências quanto aos atrasos recorrentes dos médicos que prestaram serviços ao SAMU Ceará. A entidade está recebendo diversas reclamações de que o pagamento não está ocorrendo em tempo hábil e razoável, inclusive, de que não há qualquer previsão de quando será pago o último mês em que os serviços foram prestados.

De acordo com as denúncias, a situação se agravou ainda mais quando o contrato da Sesa com a cooperativa para fornecimento de profissionais encerrou, não sendo renovado e nem aparentemente licitado, resultando atualmente numa forma precária e peculiar de pagamento mensal, que está ocorrendo através de pagamentos por indenização.

No ofício, o Sindicato dos Médicos aponta que não há dúvida de que os médicos fazem jus ao pagamento correspondente ao labor realizado em tempo razoável, haja vista a ocorrência da prestação dos serviços. “No momento atual, não pode esta classe médica, que sempre foi parceira de primeira hora no combate aos percalços provenientes da calamitosa saúde pública, seja agora ou futuramente prejudicada no momento que encontra-se em maior fragilidade, razão pela qual o Sindicato dos Médicos do Ceará roga urgentemente que esta situação relacionada aos pagamentos seja solucionada definitivamente”, destaca o presidente do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos do Ceará, como entidade que busca o resguardo, a proteção e a valorização da categoria a qual representa, solicita à Secretaria da Saúde que seja averiguada a questão exposta e que sejam tomadas as devidas providências para a regularização do pagamento dos profissionais que laboram no SAMU Ceará.

Foto: Marcos Studart e Carlos Gibaja /Governo do Ceará