Sindicato dos Médicos do Ceará participa de reunião com Cremec para discutir a situação da redução salarial dos RPA’s
O presidente da entidade, Dr. Leonardo Alcântara, sugeriu a suspensão temporária da licitação por até três meses

O Sindicato dos Médicos do Ceará participou, na tarde da última segunda-feira (31), de uma reunião virtual com o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) para discutir a situação da redução salarial de cerca de 40% dos médicos integrantes da estrutura da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que prestavam seus serviços através de vínculo conhecido como RPA (Recibo de Pagamento Autônomo).  Além de membros do Sindicato dos Médicos e conselheiros do Cremec, participaram também representantes da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH), vencedora da licitação; a subsecretária da SMS, Aline Gouveia; e médicos dos Gonzaguinhas, Frotinhas e SAMU Fortaleza.

Durante a reunião, o presidente da entidade, Dr. Leonardo Alcântara, sugeriu a prorrogação da suspensão temporária da licitação, que começa a vigorar nesta terça-feira (1º), por até três meses. De acordo com o presidente, seria um prazo razoável para que fosse possível estudar uma nova forma de contratação destes médicos sem diminuição dos valores dos plantões.

O Cremec entendeu a situação e também destacou como inviável a forma como ocorreram as reduções salariais, bem como ressaltou que uma das maiores preocupações seria não ter médicos suficientes para cobrir as escalas a partir desta terça-feira.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e afirma que está tomando todas as medidas cabíveis para reverter a situação e que os médicos não sofram cortes em seus salários.