Com entrega dos plantões, rede secundária de Saúde tem atendimentos com equipes desfalcadas nesta terça
Sindicato dos Médicos vai acionar Ministério Público para que intervenha na situação

Na manhã desta terça-feira (1º), com o início da redução de cerca de 40% dos valores dos plantões para integrantes da estrutura da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, rede secundária de Saúde amanhece com equipes médicas desfalcadas após entrega de escalas. Sindicato dos Médicos do Ceará vai acionar Ministério Público para reverter a situação.

Conforme informações que chegaram ao Sindicato nesta manhã, por volta de 07 horas, no Gonzaguinha da Barra do Ceará, de três clínicos, havia apenas um cooperado na escala. No Frotinha do Antônio Bezerra, os atendimentos começaram com apenas um médico cooperado e um concursado para emergência e prescrição, faltando, portanto, dois médicos. Em um dos Gonzaguinhas, em que a equipe é formada por cinco médicos, sendo três RPA e dois credenciados, havia um desfalque na prescrição e no plantão e apenas dois funcionários da COAPH no plantão.

A situação é ainda mais complicada no SAMU Fortaleza. Das seis UTIs móveis disponíveis, apenas três estão rodando nesta terça-feira para atender toda a Capital. Devido à falta de três médicos, três UTIs encontram-se paradas na Central de Regulação. De acordo com informações recebidas, no início da manhã houve fila de ocorrência Nível 01, com paciente em estado gravíssimo, por falta de UTI móvel.

Reunião

Ainda na manhã desta terça-feira, o Departamento Jurídico do Sindicato dos Médicos do Ceará esteve em reunião extraoficial com a equipe jurídica da SMS em uma tentativa de solucionar o problema. A SMS informou que estava analisando se a COAPH, cooperativa vencedora da licitação, conseguia cumprir o contrato, e que iria agir da melhor forma.

O Sindicato dos Médicos do Ceará, diante da precarização e desvalorização do trabalho médico, informa que vai acionar o Ministério Público para que intervenha na situação e solucione o mais rápido possível, sem mais prejuízos aos profissionais.

(Foto: Reprodução/Sindsaúde)