Médicos do Gonzaguinha do José Walter deixam escala após redução de quase 40% nos valores dos plantões pela COAPH; Sindicato solicita intervenção da SMS

Na manhã desta sexta-feira (28), o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu diversas denúncias de médicos que atuam nas unidades de saúde da Rede Municipal de Fortaleza e unidades hospitalares integrantes da estrutura da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a respeito da drástica redução dos valores dos plantões após a contratação da Cooperativa de Atendimento Pré e Hospitalar (COAPH). Ainda nesta sexta, o Sindicato dos Médicos encaminhou ofício à COAPH cobrando esclarecimentos e à SMS solicitou que intervenha nos valores já que não há quaisquer motivos razoáveis que justifiquem as reduções.

De acordo com o Departamento Jurídico do Sindicato, a COAPH foi contratada pela Secretaria Municipal da Saúde com dispensa emergencial de licitação. No entanto, diversos médicos prestavam seus serviços nos plantões ao município através de um vínculo popularmente conhecido como RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) e com a entrada da referida Cooperativa, assumindo a gestão e fornecimento de mão de obra das escalas dos plantões em diversos estabelecimentos de saúde, houve uma redução de em média 40% dos valores dos plantões.

Valores

Anteriormente, os valores por RPA eram: de segunda à sexta-feira (Turno MT): R$ 1.856,00; segunda à quinta (Turno SN): R$ 2.029,00; sexta (Turno SN) e final de semana: R$ 2.174,00.

Agora, com a COAPH, passaram a ser: segunda à sexta (Turno MT): R$ 1.285,20; segunda à quinta-feira (Turno SN): R$ 1.330,00; sexta-feira (Turno SN) e final de semana: R$ 1.363,35; feriado nobre (Carnaval, Natal e Réveillon): R$ 2.528,87. Valores por prescrição semana: R$ 590,38 e final de semana: 614,26.

“O Sindicato dos Médicos do Ceará solicita urgentemente que esta situação relacionada aos valores dos plantões seja revista, com atuação direta e enérgica desta respeitável Secretaria de Saúde”, afirma o presidente da entidade, Dr. Leonardo Alcântara.

Médicos entregam escalas

Logo após notificar a SMS e a COAPH sobre a situação, o Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu um ofício assinado por 29 médicos que atuam no Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter, também direcionado à SMS, COAPH e à direção do hospital, informando sobre a saída coletiva de todos os profissionais que fazem parte da escala de plantões a partir da próxima terça-feira (1º).

“Viemos solicitar o retorno dos valores praticados até o referido mês vigente (janeiro de 2022), não havendo motivos plausíveis para justificar tal redução do valor base do plantão proposto pela SMS e aplicado pela COAPH a partir de fevereiro de 2022, ratificamos a decisão da atual equipe médica em entregar toda a escala de plantão e prescrição do Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter”, diz um trecho do documento.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera a seu compromisso com a categoria e afirma que todas as medidas cabíveis serão tomadas para que a situação seja regularizada o mais rápido possível.