Sindicato dos Médicos do Ceará encaminha ofício à SMS de Fortaleza cobrando condições dignas de trabalho na atenção primária

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, na última segunda-feira (10), cobrando providências quanto ao agravamento das condições laborais, estruturais e de saúde na atenção primária diante o aumento de atendimentos à população por síndromes gripais e Covid-19. Segundo relatos recebidos pelo Departamento Jurídico da entidade, os profissionais que laboram nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Capital estão se sentindo desamparados devido à superlotação, com médicos sobrecarregados, enfermeiros dos acolhimentos adoecidos e cansados pela sobrecarga de trabalho.

No ofício, o Departamento Jurídico reforça a recomendação expedida em conjunto pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) para que a SMS tome providências para o enfrentamento da pandemia e surtos de gripes. Entre as recomendações, que a SMS apresente um plano de contingência, no prazo de 5 dias, com diversos cenários previstos e dados sobre a rede de assistência nos hospitais e em anexos, especialmente no Instituto Doutor José Frota (IJF), Hospital da Mulher e Gonzaguinhas, além de informar sobre os atendimentos nas UPAS e nos postos de saúde, com realização descentralizada de testes.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera preocupação com o cenário atual no setor da Saúde do município de Fortaleza. “É necessário que toda a cadeia de gestão que envolva a atenção primária no município de Fortaleza seja reorganizada, devido à situação insustentável que se aproxima a passos largos”, destaca o presidente do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara.

Medidas efetivas

O Departamento Jurídico da entidade também aponta que, conforme relatado pelos profissionais, o que se constata é a falta de autonomia das gestões das UBS’s para modificar agendas e fluxos, as quais esperam uma posição mais definida do topo da cadeia de gestores da atenção primária da SMS de Fortaleza.

Além disso, os profissionais de saúde de todas as categorias que laboram na atenção primária suplicaram por medidas efetivas e urgentes que regularize a situação.

O Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, como entidade que busca o resguardo, a proteção e a valorização da categoria a qual representa, solicita urgentemente que medidas céleres sejam tomadas e que a situação seja regularizada, fornecendo condições dignas de trabalho e um efetivo atendimento à população.