Em assembleia, médicos servidores de Caucaia relatam defasagem salarial e não recebimento de gratificação por produtividade

Na última quinta-feira (11), o Sindicato dos Médicos do Ceará realizou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) com os médicos servidores do município de Caucaia para deliberar sobre reajuste dos vencimentos, condições de trabalho e outros assuntos correlatos. A assembleia, que foi solicitada pelos profissionais, ocorreu de forma virtual por meio da plataforma Google Meet.

A assembleia foi presidida pelo presidente do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara, e secretariada pela coordenadora do Departamento Jurídico da entidade, Dra. Thaís Timbó. O presidente do Sindicato explicou aos presentes que um dos motivos da convocação, seria a questão da defasagem salarial, que até então não há perspectiva de aumento.

Dr. Leonardo Alcântara informou aos médicos que a entidade vem atuando incansavelmente para resolver a questão, contudo vem encontrando resistência por parte dos gestores do município em manter diálogo.

Ainda na assembleia, os servidores levantaram a problemática do salário do prefeito de Caucaia se manter sem reajuste, o que prejudica diretamente os profissionais que possuem carga horária de 40 horas, já que nenhum servidor pode receber mais que o chefe do Executivo.

“Vários profissionais presentes se manifestaram, pois são prejudicados com a situação, já que trabalham como dois profissionais. O Sindicato dos Médicos tem ciência dessa questão, porém existe um projeto de mudança no subsídio do prefeito, que só pode ser efetivado no ano de 2022, em razão da Lei Complementar 173/2020, e o Sindicato seguirá monitorando esse pleito”, afirmou Dr. Leonardo Alcântara.

Produtividade

Um dos médicos presentes na assembleia solicitou que o Sindicato dos Médicos do Ceará verificasse a questão da gratificação por produtividade. Segundo o profissional, os médicos servidores de Caucaia nunca recebem, uma vez que a concessão da mesma é condicionada ao Município não estar no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos, esta informação não era de conhecimento da entidade, mas disse que irá estudar as possibilidades de melhorias para a categoria.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera seu compromisso com a categoria e se coloca à disposição dos servidores do município para tratar sobre qualquer problema que envolva o exercício da profissão médica.