Governo responde notificação do Sindicato dos Médicos sobre ausência de manutenção nas ambulâncias do Samu/CE

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (SEADE), respondeu, no dia 26 de outubro, uma notificação do Sindicato dos Médicos do Ceará em que solicitou informações sobre a manutenção nos carros e aparelhos fornecidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Estado do Ceará (Samu/CE). De acordo com a secretaria, o Samu 192 CE vem adotando todos os esforços possíveis para melhorar o serviço prestado.

No dia 13 de setembro, o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Estado do Ceará (SAMU/CE) e à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) cobrando esclarecimentos sobre as condições inadequadas em seus carros. Profissionais também relataram más condições nos aparelhos, comprometendo o desempenho das funções médicas e o atendimento à população.

Ao Sindicato, a SEADE informou que a pandemia da Covid-19 aumentou consideravelmente o volume de atendimentos, sobrecarregando tanto os profissionais como os equipamentos. Também ressaltou que a renovação da frota ocorre a cada cinco anos da habilitação da ambulância, em um processo automático pelo Ministério da Saúde, e que durante esses treze anos, o serviço obteve seis renovações: seis ambulâncias em 2012, uma em 2015, três em 2017 e 317 em 2018.

Por fim, a SEADE explicou que processos licitatórios para melhorar o atendimento do serviço do Samu estão em tramitação, e que um deles prevê a aquisição de 40 ambulâncias do tipo UTI, e outro de locação de 10 ambulâncias.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a classe médica cearense e reitera que vai acompanhar até que as melhorias sejam efetivadas.