Em outubro, Corredômetro registra aumento de pacientes nos corredores dos hospitais públicos de Fortaleza

Em outubro, os corredores dos principais hospitais públicos de Fortaleza registraram um significativo aumento, conforme aponta o levantamento do Corredômetro realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará. Segundo os dados contabilizados até esta segunda-feira (08), 183 pessoas aguardam um leito. Em setembro, o Corredômetro registrou 65 pessoas nos corredores.

A contabilidade é feita através de um ronda, in loco, nas seguintes unidades: Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM). Conforme os dados, em outubro, foram registradas 23 pessoas à espera de um leito no Hospital de Saúde Mental; 66 no Hospital de Messejana; 68 no HGF; 26 no IJF; e zero no Hospital Infantil Albert Sabin. Os dados do IJF, no entanto, são referentes à aferição realizada no mês de setembro.

O objetivo do Corredômetro é divulgar e compartilhar com a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas por pacientes e profissionais da área da saúde.

Saiba mais

O Corredômetro iniciou os registros em dezembro de 2016 – antes  publicado diariamente e, depois, nos dias úteis – passou a ser divulgado somente no último dia útil de cada mês, como um recorte da realidade mensal da saúde pública.