Sindicato dos Médicos cobra Ministério da Saúde sobre cronograma para aplicação da 3ª dose da vacina nos profissionais da saúde

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício, nesta terça-feira (24), ao Ministério da Saúde solicitando informações sobre o cronograma de vacinação para aplicação da 3ª dose das vacinas contra a Covid-19 nos profissionais da saúde. A ação da entidade ocorre após o órgão afirmar, em 18 de agosto, que haveria o reforço da imunização, começando pelos profissionais da saúde e idosos.

Antes de tomar a iniciativa, o Sindicato dos Médicos, antecipadamente, realizou uma pesquisa de opinião entre a categoria como forma de compreender os anseios dos profissionais, principalmente os que atuam diretamente na linha de frente no combate à pandemia. A pesquisa, iniciada em 20 de julho, obteve 824 respostas, em que 80,7% responderam não acreditar na proteção contra a doença após a vacinação e 87,3% afirmaram ter interesse que o Sindicato atue para garantir uma terceira dose do imunizante.

No ofício, o Departamento Jurídico do Sindicato relembra ao Ministério da Saúde que, em 02 de junho, já havia oficiado o órgão solicitando informações sobre qual seria o plano estratégico e medidas que seriam adotadas quanto a uma eventual necessidade de uma terceira dose das vacinas.

A entidade retoma contato logo depois de o órgão apontar que haveria aplicação da terceira dose da vacina, iniciando pelos profissionais da saúde e idosos, diante o cenário atual de avanço da variante delta em todo o país e após a obtenção de todos os dados científicos, número de doses suficientes, para orientar o reforço dessa vacina.

O Sindicato dos Médicos solicita, ainda, a possibilidade de uma segunda vacina aos profissionais da saúde, dentro das condições de vacinação do país, tendo em vista que estes profissionais tomaram o imunizante de menor eficácia, que é o caso da Coronavac, apontado na pesquisa por 98,9% dos médicos cearenses.

“Os profissionais da saúde são os mais expostos ao contágio do vírus e, com o avanço da variante delta, precisamos garantir que estejam mais protegidos para que continuem a salvar vidas”, afirma o presidente do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato dos Médicos reafirma seu compromisso com a categoria médica cearense e reitera que segue trabalhando para garantir a imunização de toda a classe.