Sindicato encaminha ofício ao Ministério Público sobre ausência de repasse do Estado para pagamento dos médicos da Cemerge

O Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício, na última sexta-feira (30), ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) sobre a ausência de repasse de verba do Estado do Ceará para o pagamento dos médicos contratados ou cooperados pela Cooperativa de Trabalho dos Médicos Emergencistas do Ceará LTDA (Cemerge). Os profissionais que atuam, principalmente em áreas de combate à Covid-19, estão há três meses com todos os pagamentos atrasados.

De acordo com as denúncias recebidas no Departamento Jurídico da entidade, os médicos estão com salários em atrasos nos referentes períodos: de 21 de abril a 20 de maio; de 21 de maio a 20 de junho; e de 21 de junho a 20 de julho.

No dia 12 de julho, o Sindicato notificou a Cemerge cobrando esclarecimentos sobre a ausência dos pagamentos. No dia 14 do mesmo mês, a Cooperativa informou que a Secretária de Saúde do Estado do Ceará (Sesa-CE) teria o prazo até o dia 17 de julho para efetivar o repasse dos valores, no entanto, até o momento a situação não foi resolvida.

Os médicos reclamam que já estão com suas economias esgotadas e alegam que, se a situação persistir, terão que procurar outros locais de trabalho para poderem honrar com seus compromissos perante terceiros, bem como se manterem financeiramente.

No ofício, o Sindicato dos Médicos solicita ao MPCE que tome as medidas cabíveis para que a situação seja solucionada o mais rápido possível, já que três meses de atraso salarial extrapola o limite de razoabilidade. O Sindicato reitera, ainda, que está monitorando ativamente as informações sobre a Covid-19 e sua consequência na vida de toda a classe médica cearense.