Após ação do Sindicato dos Médicos, edital do concurso público da Funsaúde aumenta número de vagas de cardiologia e radiologia

O Sindicato dos Médicos do Ceará alcançou mais uma vitória para a categoria. Após impugnação ao edital do concurso público da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), o número de vagas para as especialidades de cardiologia e radiologia aumentou.

No início do mês de julho, o Sindicato realizou uma reunião virtual e uma Assembleia Geral Extraordinária com os médicos para debater sobre o edital do concurso onde foi apresentado aos profissionais o pedido de impugnação após o recebimento de diversas reclamações dos médicos, que, entre elas, incluía a insuficiência da quantidade de vagas para os cardiologistas, e outros pontos, como ausência de indicação das unidades de saúde destinatárias das vagas e falta de debate com a categoria.

Conforme retificação do edital publicado na última sexta-feira (09), as vagas de cardiologistas de carga horária de 24 horas passou de 20 para 35; para cirurgia cardiovascular (24 horas), passou de 10 vagas para 17; e ecocardiografia (24 horas), que de 01 vaga passou para 6. Já as vagas de radiologia (24 horas), aumentaram de 03 para 06, e radiologia (40 horas), de 01 passou para 03.

Também houve aumento nas seguintes especialidades:

• Ortopedia (24 horas): de 06 para 12 vagas;
  • Ortopedia (40 horas): de 03 para 04 vagas;
  • Pneumatologia (24 horas): de 05 para 22 vagas.

Perdas

Apesar dos ganhos, a revisão do edital ocasionou perdas na Medicina de Emergência (24 horas), de 54 para 35 vagas. O Sindicato dos Médicos, através do Departamento Jurídico, ressalta que irá tomar todas as providências cabíveis como forma de recorrer às perdas, sobretudo dos emergencistas. A entidade reitera ainda seu compromisso com a categoria médica cearense e pela defesa da Medicina de qualidade.

“O Sindicato ouviu os anseios da classe na reunião e na Assembleia Geral Extraordinária que realizamos, e tomamos as providências cabíveis para que a categoria médica fosse ouvida e, de fato, beneficiada no concurso da Funsaúde. Contudo, vamos recorrer às perdas que tivemos na vaga de Medicina de Emergência”, destaca o presidente do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara.

Saiba mais:

O edital do concurso, que antes previa um total de 1.040 vagas de empregos públicos de nível superior na área médica, agora contabiliza 1.055 vagas.