Sindicato dos Médicos homenageia os médicos Mayra Pinheiro e Elias Leite com a Comenda Sindical 2020

O Sindicato dos Médicos do Ceará realizou, na última sexta-feira (02), a cerimônia de entrega da Comenda Sindical Médica 2020 aos médicos Mayra Pinheiro e Elias Bezerra. O evento ocorreu na sede da entidade apenas com a presença dos homenageados e foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e canal no Youtube.

A premiação acontece desde 1998 com o objetivo de reconhecer o trabalho e dedicação dos médicos que mais se destacaram no ano. Durante a cerimônia, o presidente do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara, destacou que a homenagem acontece em um dos momentos mais importantes para os profissionais da saúde comprometidos no combate à pandemia da Covid-19.

“Neste ano, não poderíamos deixar de prestar nossas mais sinceras homenagens aos nossos profissionais da saúde, exemplos de determinação e força, que estão enfrentando um dos maiores desafios de suas vidas e suas carreiras”, destacou Dr. Leonardo Alcântara.

Dra. Mayra Pinheiro, a primeira homenageada, já presidiu o Sindicato dos Médicos, de 2015 a 2018, sendo responsável pela modernização da entidade. Atualmente, é secretária do Ministério da Saúde, responsável pela Secretaria de Gestão e Trabalho e da Educação. A médica, além de assumir o protagonismo feminino no Ministério, se destacou no combate à pandemia da Covid-19 e defendeu um dos princípios da medicina.

“Esse prêmio traz, para mim, a responsabilidade de manter o compromisso de defender a ideia que me trouxe, em 2015, à presidência do Sindicato: saúde com qualidade e dignidade. Defender não só os médicos, mas que nós sejamos a voz dos milhões de pacientes espalhados pelo Brasil”, disse Dra. Mayra Pinheiro em seu discurso.

O segundo homenageado foi o Dr. Elias Leite, médico, palestrante, autor do livro “Líder de Resultado”, gestor e atual presidente da Unimed Fortaleza. Durante a pandemia, o médico se tornou referência em otimismo, por transmitir mensagem de esperança para a sociedade com a frase “Vai Dar Certo” e enaltecer o trabalho dos profissionais da saúde.

Em seu discurso de agradecimento, o médico relembrou como surgiu o ‘Vai dar certo’. “É uma forma de dar coragem às pessoas, aos pacientes, aos colegas, e aos profissionais, mas também, para mim. Em muitos dias eu saí de casa cansado, desanimado e com medo, principalmente de não dar conta”, contou.

Homenagem

Durante a cerimônia de entrega da Comenda Sindical 2020, o Sindicato dos Médicos realizou uma homenagem aos quase 900 médicos que morreram atuando na linha de frente no combate à Covid-19 no Brasil, sendo desse total pelo menos 17 médicos cearenses.