Em reunião virtual para debater sobre edital do concurso público da Funsaúde, Sindicato dos Médicos apresenta à categoria pedido de impugnação enviado à instituição

Na última quinta-feira (1º), o Sindicato dos Médicos do Ceará realizou reunião virtual com os médicos cearenses para debater sobre o edital do concurso público da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), que prevê o preenchimento de 1.040 vagas para os empregos públicos de nível superior na área médica. Na reunião, foi apresentado aos participantes o pedido de impugnação do referido edital após o recebimento de diversas reclamações e questionamentos dos médicos cearenses.

Ainda na reunião, os médicos reclamaram, principalmente, sobre o total de vagas e da disparidade de valores entre as especialidades, além da diferença dos valores que serão pagos aos médicos da Funsaúde em relação aos demais servidores.

Segundo o Departamento Jurídico do Sindicato, os médicos também relataram reclamações quanto às vagas de radiologia e da licitação realizada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará na qual contratou empresa One Laudos para os serviços de radiologia e diagnóstico por imagem.

Impugnação

A entidade destaca que a impugnação ao Edital Nº 03, de 24 de junho de 2021 respeita o prazo previsto de cinco dias úteis após sua divulgação para apresentar manifestação. O Departamento Jurídico ressalta, no entanto, que o prazo não viabiliza uma discussão mais profunda entre a categoria interessada.

Confira abaixo algumas das impugnações processadas até o momento ao edital do concurso público da Funsaúde:

• Ausência de indicação das unidades de saúde destinatárias das vagas;
  • Ausência de correlação da quantidade de vagas e das unidades de saúde beneficiárias para fins de aferição mínima da lotação;
  • Ausência de estudo/dimensionamento da necessidade do serviço e da atual situação de cada unidade de saúde, em suas particularidades, para fins de indicação do quantitativos;
  • Ausência de debate com a categoria médica e respectiva apresentação do projeto;
  • Insuficiência da quantidade de Médicos Cardiologistas para atender minimamente o Hospital de Messejana, quanto mais as outras unidades de saúde;
  • Desequilíbrio na remuneração salarial entre especialidades clínicas para a mesma carga horária;
  • Ausência de correspondência entre os números de profissionais Médicos.

O Sindicato dos Médicos reafirma seu compromisso com a categoria médica cearense e pela defesa das condições de trabalho.