Sindicato cobra estratégia de vacinação para os médicos ao Ministério da Saúde em caso de necessidade de reforço e recorre à decisão pela compra de vacinas

Em ofício encaminhado ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na última quarta-feira (02), o Sindicato dos Médicos do Ceará se coloca à disposição para colaborar com a vacinação da população cearense, em especial aos médicos que estão atuando na linha de frente no combate à pandemia do novo coronavírus. O Sindicato cobrou, ao Ministério da Saúde, um plano de imunização estratégico aos profissionais da saúde em caso de necessidade de reforço da vacina.

Em ofício, a entidade explica que, diante à porcentagem da eficácia das variadas vacinas que estão autorizadas no Brasil, faz-se necessário saber qual o Plano Estratégico e quais são as medidas que estão e serão adotadas quanto a uma eventual necessidade de uma terceira dose das vacinas para reforço.

O Sindicato também questiona se há viabilidade de uma segunda vacina ser aplicada nos profissionais da saúde, dentro das possibilidades de vacinação do país e sem interferir no plano de imunização da população, tendo em vista que os médicos receberam uma vacina de menor eficácia e são os mais expostos ao vírus, assim como são os profissionais fundamentais para cuidar da saúde e salvar vidas acometidas pela Covid-19.

A entidade ressalta que, em 9 de abril, ajuizou Ação na Justiça Federal solicitando  a compra de doses de vacina contra a Covid-19 para a categoria. Apesar de o pedido ter sido negado, neste primeiro momento, a entidade afirma que recorreu à decisão em nova tentativa de adquirir as vacinas.

O Sindicato reafirma seu compromisso com a categoria médica cearense e vem trabalhando para que toda a classe seja vacinada o quanto antes, já que são os que mais correm risco por estarem em contato constante com seus pacientes.