Após denúncia do Sindicato, Câmara Municipal de Pindoretama aprova proposta de reajuste no valor do plantão de médicos

A Câmara Municipal de Pindoretama aprovou, na última sexta-feira (14), o projeto de lei que reajusta o valor do plantão dos profissionais médicos e enfermeiros no município. O texto foi aprovado durante a 11ª sessão ordinária virtual, transmitida nas redes sociais do órgão.

O projeto de lei, de autoria do prefeito José Maria Mendes Leite, destaca que o valor do plantão dos médicos e enfermeiros de Pindoretama é regulado pela Lei n°. 406, de 19 de abril de 2013, e que, desde então, não houve qualquer reajuste ou correção monetária para repor as perdas inflacionárias da categoria.

O texto aponta, ainda, que o município está enfrentando um grave problema devido à falta de profissionais plantonistas por conta do valor do plantão que não é atrativo, principalmente em comparação a outros municípios cearenses onde os valores são mais vultuosos.

Durante a sessão também foi destacado a importância da aprovação do reajuste considerando o momento crítico vivenciado pelo país em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que tem levado médicos e enfermeiros a um trabalho exaustivo. Logo após, o texto foi encaminhado para sanção do Executivo.

Denúncia

Antes da última sessão da Câmara Municipal de Pindoretama ter início, foi lido a ata referente à sessão anterior, de 7 de maio, na qual foram citados os questionamentos dos vereadores ao secretário de saúde do município, Dr. Rilson Andrade, sobre a insuficiência de médicos escalados no hospital municipal e no hospital de campanha de Pindoretama, conforme denunciado pelo Sindicato dos Médicos no dia 22 de abril de 2021.

De acordo com a ata, o secretário de saúde respondeu a denúncia do diretor do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, dizendo que o Sindicato não procurou os responsáveis pela saúde do município e que, antes da denúncia, já havia sido deslocado um médico para atendimento no hospital de campanha. Ele terminou dizendo que as informações divulgadas pelo Sindicato foram inverídicas.

O Sindicato dos Médicos ressalta que no dia 22 de abril de 2021 enviou ofício ao secretário de saúde do município de Pindoretama cobrando esclarecimentos e providências para regularização das escalas após recebimento de denúncias da categoria de que o Hospital Municipal e o Hospital de campanha estavam com insuficiência de médicos escalados, provocando o sobrecarregando dos médicos com o volume de atendimentos, além de dificultar o atendimento à população.