O Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) aprovou, em sessão plenária realizada no dia 3 de maio, a interdição ética total da Unidade Básica de Saúde Manuel Carlos Gouveia, no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza. A interdição foi possível graças ao intenso trabalho do Sindicato dos Médicos do Ceará em busca do resguardo da categoria.
Em 28 de janeiro deste ano, o Sindicato oficiou o Cremec a respeito da referida UBS após constantes denúncias da categoria sobre as condições inadequadas de trabalho. Conforme ofício enviado ao Conselho, a UBS citada estava funcionando de forma improvisada em uma igreja, sem pia para higienização das mãos e sem ar condicionado, ocasionando, portanto, péssimas condições de trabalho aos médicos, além de prejudicar o atendimento à população.
Com base nisso, o Sindicato dos Médicos do Ceará solicitou ao Cremec a realização de uma fiscalização na Unidade informada com o objetivo de averiguar a situação precária pela qual os profissionais estavam passando.
Em resposta emitida ao Sindicato, na última quarta-feira (5), o Cremec acatou solicitação da entidade e, visando a preservação da dignidade do atendimento à população e a segurança do ato médico, resolveu interditar eticamente o trabalho dos médicos que atuam na Unidade Básica de Saúde Manuel Carlos Gouveia.
De acordo com o Cremec, a interdição iniciou na última sexta-feira (7) e deve encerrar até que as determinações sejam cumpridas após nova avaliação do Conselho e aprovação em plenário.
Fonte: Comunicação Sindicato dos Médicos