Sindicato oficia diretoria de hospitais cobrando esclarecimentos sobre impedimento da entrada de médicos para realização de visitas

O Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou, na última quarta-feira (05), nove hospitais de Fortaleza e um em Maracanaú, na Região Metropolitana, após denúncias de que os médicos estão sendo impedidos de ingressar nas dependências dos hospitais para realizar visitas médicas.

Os hospitais oficiados foram: Instituto Doutor José Frota (IJF), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Leonardo da Vinci, Frotinha Antônio Bezerra, Frotinha Messejana, Frotinha Parangaba, Gonzaguinha Barra do Ceará, Gonzaguinha José Walter, Gonzaguinha Messejana e Hospital Ana Lima, em Maracanaú.

Segundo o Departamento Jurídico do Sindicato, mesmo com a devida identificação, os profissionais estão sendo impossibilitados de realizar o acompanhamento de seus pacientes, com a justificativa de que o protocolo do hospital não permite tal acesso.

A medida, no entanto, é contra o Parecer de n° 13/21 do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC) e ao Parecer n°36/15 do Conselho Federal de Medicina (CFM). Ambos asseguram o livre acesso dos médicos às unidades de saúde, assim como às UTIs. O Sindicato reitera ainda que o parecer do CFM dispõe que nenhuma norma estatutária ou regimental pode restringir o acesso dos médicos ao interior de hospitais e demais unidades de saúde.

Diante da gravidade da situação, o Sindicato dos Médicos do Ceará solicitou esclarecimentos e reiterou às unidades o direito dos médicos ao livre acesso aos hospitais, evitando, assim, futuros constrangimentos dos mesmos ao ingressarem na unidade de saúde. O Sindicato ressalta também que o objetivo é sempre o de zelar pela categoria dos médicos e por melhorias das condições de saúde à população.

Fonte: Comunicação Sindicato dos Médicos do Ceará