DEVEDÔMETRO: 14 municípios cearenses permanecem em débito com os médicos

Segundo o Devedômetro do mês de janeiro, 14 cidades cearenses permanecem em débito com os seus médicos: Acarape, Aracati, Aracoiaba, Baturité, Caridade, Catunda, Chaval, Limoeiro do Norte, Pires Ferreira,  Maranguape, Icó, Itapipoca Mulungu e Juazeiro do Norte. O levantamento dos débitos é realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, por meio da Campanha Devedômetro, que divulga desde janeiro de 2017 as gestões municipais em atraso com as remunerações médicas. Esse número já chegou a 31 gestões inadimplentes, mas com o trabalho da entidade em negociações administrativas e/ou medidas judiciais cabíveis, muitos Municípios já sanaram os seus débitos.
Após as eleições, muitos médicos vivenciam uma situação infeliz. Isso porque algumas prefeituras se aproveitam do período de transição da gestão municipal e não pagam os seus profissionais. O Sindicato está fazendo um levantamento com todos os municípios que deixaram débitos com seus médicos após a mudança de prefeito. Até agora, cinco municípios já foram notificados. São eles: Alto Santo, Ipueiras, Caririaçu, Caucaia e Quixadá.
O Departamento Jurídico da entidade lembra que em caso de atrasos salariais, o ônus não é da gestão atual, e sim do município; também orienta aos médicos a documentar os plantões, tendo em vista comprovações futuras. Em caso de prejuízos salariais, procure imediatamente o Sindicato.
Como acionar o Devedômetro
A campanha funciona assim: o Sindicato é acionado por médicos cujas remunerações estão em atraso; após checada a denúncia, a entidade tenta resolver o problema de forma administrativa, através do seu Departamento Jurídico; esgotadas as negociações no âmbito administrativo, são tomadas as medidas judiciais cabíveis para assegurar o respeito ao trabalho médico e feita a divulgação dos “maus pagadores e devedores” através das redes sociais oficiais e portal do Sindicato dos Médicos. Tal divulgação, sempre no primeiro dia útil de cada mês, refere-se aos débitos do mês anterior.
Os médicos cujas remunerações, por parte de órgãos públicos, estejam em atraso ou sofrendo reduções, devem comunicar tais fatos, imediatamente, ao Sindicato dos Médicos por meio dos seguintes canais: e-mail; e Canal do Médico, aplicativo para smartphones, disponível tanto para IOS como para Android, respectivamente, na Apple Store e no Google Play.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará