Em ofício à Sesa e SMS, Sindicato solicita inclusão de endoscopistas e broncoscopistas no Plano de Vacinação contra Covid-19

O Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, nesta segunda-feira (25), para a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) e a Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS), no qual solicita a inclusão dos médicos endoscopistas e broncoscopistas no rol de profissionais da Saúde que pertencem ao grupo prioritário nos Planos de Vacinação contra a Covid-19 dos respectivos entes.

O Sindicato entende que estes grupos especializados de profissionais não estão lotados formalmente em local fixo, considerando que os locais de atuação e atendimento são exatamente as UTIs, os centros cirúrgicos e as emergências, ou seja, os endoscopistas e broncoscopistas estão diariamente em contato com os pacientes com COVID-19 – inclusive, são estes médicos que têm contato direto com a via aérea dos enfermos e realizam a intubação, o que coloca estes profissionais em alto risco.

Desta forma, o Sindicato dos Médicos do Ceará, diante da urgência da situação, como entidade que busca o resguardo, a proteção e a valorização da categoria a qual representa, aguarda, de forma imediata, o retorno das autoridades públicas oficiadas sobre a urgente inclusão dos endoscopistas e brancoscopistas ao grupo prioritário no Plano de Vacinação. A entidade também orienta que os profissionais que atuam em municípios que ainda não apresentaram o seu Plano de Vacinação, ou a falta de uniformidade dos critérios adotados, entrem em contato imediatamente com a instituição.