Sindicato cobra Prefeitura de Caucaia sobre Plano de Vacinação contra Covid-19 para médicos

Nesta quarta-feira (20), o Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou à Prefeitura de Caucaia, solicitando todas as informações referentes ao Plano Operacional Local para a vacinação contra Covid-19, sobretudo, para os médicos do município, além de sua ampla divulgação.

Sabe-se que é de competência da esfera municipal a coordenação e execução das ações de vacinação integrantes do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incluindo as diversas estratégias de todo o processo e a notificação e investigação de eventos adversos pós-vacinação.

Recentemente, o Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA) elaboraram e divulgaram seus Planos de Operacionalização para vacinação contra a COVID-19, em resposta ao enfrentamento da doença, tida como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Nos citados planos (Federal e Estadual), ambos organizados por grupos e fases, há aqueles grupos de pessoas que estão contidos na primeira fase da vacinação, pois são pertencentes aos grupos prioritários, como os trabalhadores da área da saúde (incluindo profissionais da saúde, profissionais de apoio, cuidadores de idosos, entre outros).

Desde o início da pandemia, o Sindicato vem monitorando e desenvolvendo ações em prol dos médicos que estão na linha de frente contra a Covid-19. A entidade orienta que os profissionais que atuam em municípios que ainda não apresentaram o seu Plano de Vacinação, entrem em contato imediatamente com  a instituição.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará