Sindicato oficia MEC acerca do risco de decisões judiciais que permitem a atuação de médicos sem Revalida

Devido ao crescente número de decisões liminares que estão sendo concedidas pela Justiça Federal em Estados que flexibilizam a exigência de prova para a revalidação dos diplomas expedidos por instituições estrangeiras a médicos brasileiros ou estrangeiros, o Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, nesta terça-feira (30), ao Ministério da Educação (MEC), no qual destaca a importância do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) e solicita o apoio da Pasta para defender a legislação de regência do referido instrumento para que não se abra nenhuma exceção, por ser medida de direito e justiça.

Leia mais: Sindicato interpõe recurso contra decisão do TRF-5 que suspende vacinação da categoria médica

Sindicato solicita reunião com Prefeito de Maracanaú para discutir PCCS dos médicos do município

Em razão da pandemia, as liminares concedidas estão atendendo aos pedidos dos municípios para ampliar as equipes médicas nos hospitais públicos; porém, de acordo com a entidade sindical, a decisão é temerária, pois coloca na linha de frente contra a Covid-19 profissionais que não passaram por uma avaliação do Estado brasileiro para que possam realizar suas atividades, além de trazer riscos aos pacientes.

O Sindicato reitera a importância do Revalida, pois este é um instrumento que qualifica os profissionais com diplomas de Medicina do exterior para que possam atuar no Brasil, levando em consideração, principalmente, a segurança dos pacientes que devem receber assistência qualificada, amparada nos critérios do Exame, que exige dos profissionais a aprovação em importantes etapas, como a avaliação de documentos e a realização de provas práticas. “Ou seja, o Revalida apresenta-se como um exame de conhecimentos, habilidades e competências para exercício da Medicina, de modo a apurar a suficiência técnica do médico formado no exterior”, explica o presidente da entidade, Dr. Leonardo Alcântara.

O Sindicato continuará acompanhando, ativamente, todo o processo de discussões a respeito do Revalida, tendo em vista a importância de essas medidas impactarem diretamente na vida e na segurança da população brasileira.