Funcionando temporariamente em igreja sob situações precárias, Sindicato visita Unidade de Saúde no Jardim das Oliveiras

Mais uma ocorrência grave de desrespeito e omissão na Saúde pública de Fortaleza foi denunciada ao Sindicato dos Médicos do Ceará. De acordo com as informações recebidas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Carlos Gouveia, no bairro Jardim Das Oliveiras, está funcionando de forma precária e sem condições adequadas de trabalho para os profissionais médicos que atuam na UBS. Para averiguar a denúncia, o presidente do Sindicato, Dr. Edmar Fernandes, esteve presente no local nesta quinta-feira (28).

Leia: Em ofício à Sesa e SMS, Sindicato solicita inclusão de otorrinolaringologistas e oftalmologistas no Plano de Vacinação contra Covid-19

Em ofício à Sesa e SMS, Sindicato solicita inclusão de endoscopistas e broncoscopistas no Plano de Vacinação contra Covid-19

Como constatado pelo presidente, a referida Unidade está funcionando de forma improvisada em uma igreja na região, sem pia para higienização das mãos, sem ar-condicionado e com condições precárias, impossibilitando um atendimento adequado aos pacientes. “Mais uma vez, a Atenção Primária à Saúde está sendo prejudicada. O posto está passando por uma reforma iniciada há, mais ou menos, duas semanas, com previsão para voltar só em abril. A Unidade foi realocada para uma igreja com estrutura insatisfatória. Infelizmente, são os profissionais da Saúde e a população que estão sendo prejudicados. Essa condição é inaceitável”, relata.

O Sindicato dos Médicos do Ceará sempre teve como uma de suas prioridades o trabalho em prol do reforço e da ampliação da Atenção Primária à Saúde, pois se trata da principal porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Desta forma, a entidade enviou ofício, nesta quinta-feira (28), à Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS), no qual solicita os devidos esclarecimentos sobre a presente questão, além das medidas a serem tomadas imediatamente para regularizar o funcionamento de forma correta da Unidade.

Veja o vídeo da visita na íntegra:

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos

SINDICATO DOS MEDICOS DO ESTADO DO CEARA