Sindicato solicita ao Cremec parecer sobre atuação de médicos em aplicativos de mensagens instantâneas fora do horário de trabalho

O Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, nesta segunda-feira (19), às Câmaras Técnicas do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), no qual solicita parecer acerca da obrigatoriedade ou não da participação de médicos em grupos virtuais em aplicativos de mensagens instantâneas, como Whatsapp e Telegram, e que estejam ligados às suas atividades profissionais, principalmente após seu horário de trabalho.

Leia mais: Saúde em Destaque 2020: candidatos à Prefeitura de Fortaleza recebem Carta de Reivindicações da categoria médica

Sindicato se reúne com novo secretário de Segurança Pública do Ceará para discutir reivindicações de médicos peritos

Sabe-se que o intuito desses grupos virtuais é deixar os médicos sempre à disposição para possíveis questionamentos de colegas ou de seus superiores hierárquicos, que solicitam as mais amplas informações e esclarecimentos acerca de determinado caso/paciente; porém, estes médicos estão sendo acionados fora do horário de expediente, o que vem gerando desgaste aos profissionais.

De acordo o presidente interino do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara, a falta de delimitação entre a vida privada e a profissional está sendo muito prejudicial aos profissionais, sendo assim, faz-se necessário o esclarecimento do Conselho acerca do “direito à desconexão”. “Nós, médicos, já estamos acostumados a este difícil limite entre a vida privada e a profissional, em virtude da relação próxima que temos com nossos pacientes. Entretanto, com os avanços tecnológicos e a existência de instrumentos de comunicação que permitem estarmos conectados em todos os momentos, esta fronteira está ainda mais escassa, somando a necessidade da disponibilidade quase integral também para atividades burocráticas e administrativas que não têm relação direta com a assistência ao paciente; acarretando desgaste físico, mental e estresse”, relata.

O Sindicato aguarda a resposta do Conselho e se coloca à disposição sempre que o médico for prejudicado.