Em reunião com SMS, Sindicato discute pautas importantes para médicos servidores de Fortaleza

O presidente interino do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, reuniu-se, nesta terça-feira (21), de forma virtual, com a secretária adjunta, Dr. Ana Estela, e o coordenador da Atenção Primária e Psicossocial, Dr. Rui de Gouveia, ambos da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), para discutir pautas importantes para os médicos servidores municipais.

Leia ainda: Sindicato solicita à Prefeitura de Fortaleza retorno de licença-prêmio e férias aos servidores médicos

Sindicato dos Médicos pede que Ministério Público acompanhe contratação milionária de OS pela Prefeitura de Fortaleza

Um dos principais pontos tratados durante a reunião foi o retorno do pagamento da Licença-Prêmio e de férias para os profissionais médicos. Na ocasião, os representantes da pasta garantiram a retomada gradual dos benefícios para todos os médicos servidores; porém, a concessão seguirá critérios de prioridade: a) médico em processo de aposentadoria; b) que já recebeu 1/3 das férias, mas que foi suspensa durante a pandemia; e c) o profissional que não se afastou durante a crise do coronavírus. A concessão dos benefícios será analisada caso a caso.

O afastamento de médicos com vulnerabilidades diante da Covid-19 também foi pauta. A partir de agora, o médico terá que se submeter à perícia do Instituto de Previdência do Município (IPM), e não mais à SMS, como era feito.

Sobre a contratação da Organização Social (OS), por parte da Prefeitura de Fortaleza, para o gerenciamento e execução de atividades e serviços da Rede de Atenção Primária à Saúde Municipal, foi informado que os médicos servidores atuantes nos Postos de Saúde não terão prejuízos em seus cargos, cabendo ao profissional a escolha sobre qualquer mudança sugerida pela OS. Já os novos médicos participarão de processo seletivo e serão contratados via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Na oportunidade, a secretária adjunta, Dr. Ana Estela, também se comprometeu em analisar o processo de gratificação para os médicos atuantes nos Frotinhas, importante pauta de reivindicação do Sindicato e dos profissionais. “Foi uma reunião muito proveitosa. Conseguimos discutir e acordar algumas conquistas importantes para os médicos de Fortaleza. Essa é a missão do Sindicato: ser ponte entre o médico e o poder público. Agora, continuaremos acompanhando de perto todo este processo”, comemora Dr. Leonardo Alcântara.