Sindicato ajuíza ação pleiteando antecipação da colação de grau dos estudantes de Medicina da Unifor

Protagonizando diversas ações com intuito de minimizar os impactos da propagação da Covid-19 nos serviços de Saúde, o Sindicato dos Médicos do Ceará, através da sua Assessoria Jurídica, ajuizou, na última quinta-feira (16), Ação Coletiva com Pedido de Tutela de Urgência, em face da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), na qual pleiteia a antecipação da colação de grau dos estudantes da 18º turma de Medicina da referida instituição de ensino.

Leia ainda:Estudantes de Medicina da UFC ganham, na Justiça, direito à colação de grau antecipada para atuarem contra o coronavírus

Após diversas denúncias, Sindicato ajuíza ação requerendo imediata disponibilização de EPI’s nas unidades hospitalares

A decisão do Sindicato foi baseada, sobretudo, com base na Medida Provisória (MP) n° 383, publicada pelo Ministério da Educação (MEC) no último mês de abril, que possibilitou a colação de grau antecipada dos alunos de universidades desde que tenham cumprido 75% (setenta e cinco por cento) da carga do internato.

Apesar dos alunos representados já possuírem a carga horária prevista de acordo com a referida MP e mesmo diante do quadro de urgência e instabilidade quanto à Saúde pública do país, a Unifor decidiu por não antecipar a formação como também a não entrega efetiva do certificado de conclusão do curso para os futuros médicos.

A ação do Sindicato não é inédita. Desde o início da pandemia, mais de 300 estudantes de Medicina conseguiram antecipar sua formação com a ajuda da entidade. “Essa é uma das nossas principais pautas, pois acreditamos na urgente necessidade de fortalecer o conjunto de profissionais da Saúde atuantes no combate ao coronavírus no Ceará”, defende o presidente interino do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara. .