Sindicato oficia Cremec sobre curso de enfermagem com práticas exclusivas de dermatologistas

O Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, nesta segunda-feira (30), ao Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC) para analisar e acompanhar o curso de pós-graduação em Enfermagem Estética do Instituto Viver de Ensino, Saúde e Performance (IVESP) que possui em seu conteúdo programático atividades privativas de dermatologistas.

Ler ainda: Sindicato dos Médicos solicita ao Cremec análise de fármacos para o tratamento de Covid-19

Sindicato dos Médicos participa de reunião com Cremec sobre atividade médica durante pandemia

Além de aulas com conteúdo específicos da área dermatológica, como procedimentos injetáveis e preenchimentos dérmicos, o curso em questão, com data marcada para seu início no dia 4 de julho, não contempla em seu corpo docente quaisquer professores formados em Medicina.

O Sindicato lembra que, de acordo com a resolução n° 1.627/ 2001 do Conselho Federal de Medicina (CFM), as atividades de coordenação, direção, chefia, perícia, auditoria, supervisão e ensino dos procedimentos privativos da área médica devem ser exercidos, exclusivamente, por profissionais médicos.

Desta forma, o referido curso de pós-graduação poderá trazer, futuramente, implicações ao próprios enfermeiros e pacientes. “Primeiro, é preciso destacar a importância dos enfermeiros para a área da Saúde. São eles que nos dão o suporte nos hospitais; porém, é preciso deixar bem claro que, em cursos de formação, deve-se delegar o que é privativo de cada profissão, para que não existam conflitos de competências”, ressalta o presidente interino do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara.