Sindicato solicita à Prefeitura de Fortaleza a manutenção de parcela do 13° salário em junho para servidores médicos

O Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, nesta quarta-feira (3), à Prefeitura de Fortaleza, no qual solicita a manutenção do pagamento antecipado de parcela do 13º salário neste mês de junho. Em reunião virtual com vereadores, nessa terça-feira (2), o Prefeito Roberto Cláudio anunciou que não pagará o benefício aos servidores este mês, alegando a existência de um cenário de incertezas econômicas ocasionados pela pandemia.

Ler ainda: Sindicato solicita majoração de adicional de insalubridade, em grau máximo, para médicos do Hospital da Mulher

Sindicato oficia Governo do Estado sobre suspensão de valores retroativos a médicos estaduais em ascensão funcional

Apesar do Prefeito assegurar o pagamento do 13° ainda este ano, o Sindicato dos Médicos entende que a decisão unilateral do chefe do Executivo Municipal irá prejudicar diretamente o planejamento financeiro dos servidores médicos, principalmente diante desta crise sanitária, na qual os profissionais precisam realizar gastos extraordinários em virtude de encontrarem-se diretamente expostos ao vírus SARS-CoV-2, razão pela qual em diversos momentos estão necessitando redobrar a atenção e os gastos financeiros com materiais de higiene corporal, medicamentos e equipamentos de proteção individual (EPIs).

É de conhecimento público que diversos médicos têm deixado temporariamente suas residências e o convívio familiar, o que resulta em uma situação de dispêndio financeiro acentuado, pois os profissionais estão precisando alugar apartamentos/casas, ou até mesmo procurar hotéis que oferecem serviço especial aos médicos, visando não expor seus familiares ao vírus.

Segundo o Diretor Financeiro do Sindicato, Dr. Leonardo Alcântara, como o primeiro pagamento do 13º é pago no mês de junho há quase 20 anos, a decisão do Prefeito surpreendeu negativamente os servidores, que programaram o pagamento de suas contas e eventuais dívidas para a data fixada. “Ocorre que somente agora, já no início do mês de junho, o Prefeito comunicou o contingenciamento do 13° salário, o que irá prejudicar demasiadamente os nossos profissionais que estavam certos que iriam usufruir dessa gratificação ainda neste mês. Diante deste cenário que se apresenta, alteração no dia e mês de pagamento, faz com que os servidores passem de uma certeza financeira para uma incerteza imposta”, ressalta.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma o seu objetivo de trabalhar firme na defesa das garantias da classe médica e pela Medicina de qualidade.