Sindicato pleiteia “gratificação de Covid-19” para médicos da emergência do Hospital Regional Norte

O Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, nesta quinta-feira (21), à Direção do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), no qual solicita uma “gratificação de COVID-19” para os profissionais médicos atuantes na emergência do Hospital Regional Norte, em Sobral, que estão submetidos à exposição de agentes insalubres biológicos e objetos infectados pelo vírus SARS-CoV-2 no atendimento a pacientes.

Leia ainda:  Sindicato pleiteia “gratificação de Covid-19” para médicos da emergência do Hospital Regional do Cariri

Sindicato solicita gratificação de insalubridade a médicos do SAMU durante pandemia

O adicional já foi concedido para os profissionais médicos que atuam em setores de tratamento da COVID-19 da Unidade. No entanto, de acordo com o documento enviado pelo Sindicato, a gratificação também se faz necessária aos médicos da emergência do Hospital, pois são eles os responsáveis pelo primeiro atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus, ou seja, antes de qualquer transferência dentro do próprio Hospital, esses pacientes ficam sob os cuidados iniciais dos profissionais da emergência.

De acordo com o presidente do Sindicato, Dr. Edmar Fernandes, a gratificação vem para compensar o profissional que está diariamente se expondo a áreas de risco. “Para salvar vidas, os médicos estão arriscando as suas. O adicional é uma forma para compensar e valorizar o profissional que está em constante exposição ao coronavírus, com contato direto com pessoas infectadas. Muitos destes médicos estão dormindo fora de casa para não contaminar seus familiares, por exemplo”, destaca.