Sindicato pleiteia “gratificação de Covid-19” para médicos da emergência do Hospital Regional do Cariri

Em seu contínuo trabalho de proteção e defesa da categoria e atividade médica, principalmente neste cenário de pandemia, o Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, na última quarta-feira (13), à Direção do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), no qual solicita uma “gratificação de COVID-19” para os profissionais médicos atuantes na emergência do Hospital Regional do Cariri (HRC) durante a crise do coronavírus.

O adicional já foi concedido para os profissionais médicos que atuam em setores de tratamento da COVID-19 da Unidade, porém, de acordo com o documento enviado pelo Sindicato, a gratificação também se faz necessária aos médicos da emergência do Hospital, pois são eles os responsáveis pelo primeiro atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus, ou seja, antes de qualquer transferência dentro do próprio HRC, esses pacientes ficam sob os cuidados iniciais dos profissionais da emergência, o que os deixam expostos.

“Os médicos clínicos da emergência do HRC também estão em risco, já que são os primeiros a receberem os pacientes com sintomas respiratórios e prováveis contaminados pela COVID-19, além de serem responsáveis por decidir os destinos de tais pacientes”, explica Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato.

Ainda segundo o ofício, o Sindicato dos Médicos do Ceará solicitou também ao ISGH a concessão do adicional de COVID-19 também para os médicos da enfermaria do Hospital Regional do Cariri, pois são profissionais que também estão na linha de frente do combate ao COVID-19 e fazem jus a tal gratificação.

Fone: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará