Sindicato dos Médicos solicita ao Cremec análise de fármacos para o tratamento de Covid-19

Considerando que ainda estão em testes uma série de medicamentos e que mesmo assim estes já fazem parte de protocolos de Hospitais estaduais e municipais, o Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, na última segunda-feira, 11, à Câmara Técnica de Infectologia do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC), com objetivo de solicitar a apreciação do uso de medicamentos para o tratamento na fase ambulatorial de pacientes confirmados de Covid-19.

O documento enviado ao CREMEC pede que seja analisado a possibilidade de uso de algumas medicações em pacientes suspeitos ou confirmados de coronavírus, como: Hidroxicloroquina, Azitromicina, Ivermectina, Nitazoxanida (annita). Diante da excepcionalidade da situação, o Conselho Federal de Medicina (CFM) já estabeleceu os critérios e condições para a prescrição de Cloroquina e de Hidroxicloroquina em pacientes com diagnóstico confirmado de COVID-19, a critério médico e consentimento do paciente.

“Diante desse momento histórico de dificuldades no exercício da profissão médica em que estamos vivenciando, onde os profissionais estão enfrentando grandes desafios, acreditamos ser de grande valia que sejam lhes dado uma orientação técnica por parte do Cremec, sobre como proceder no combate à infecção do coronavírus precocemente, para que possam salvar vidas e evitar que pacientes necessitem das escassas vagas de UTIs no nosso estado”, ressalta Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará.