Sindicato solicita gratificação de insalubridade a médicos do SAMU durante pandemia

O Sindicato dos Médicos do Ceará enviou ofício, nesta quarta-feira (13), à Diretoria do Serviço de Atendimento Móvel às Urgências do Estado do Ceará (SAMU-CE), no qual solicita o aumento do adicional de insalubridade dos profissionais médicos que estão na linha de frente no combate à Covid-19, ou seja, que os remunere no percentual máximo de insalubridade (40%), e caso não possuam tal adicional, ou já percebam em grau máximo, que lhes sejam concedidos uma gratificação especial enquanto durar a pandemia.

De acordo com a entidade, os profissionais do SAMU-CE também estão na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus, atuando no transporte de pacientes infectados de suas residências aos Hospitais, ou entre as Unidades, e chegam até a realizar procedimentos de urgência quando o caso é grave. Por tanto, estes médicos estão em contato direto com pacientes e objetos infectados pelo vírus SARS-CoV-2.

De acordo com o presidente da entidade, Dr. Edmar Fernandes, o adicional de insalubridade vem para compensar o profissional que está diariamente se expondo a áreas de risco. “Para salvar vidas, os médicos estão arriscando as suas. O adicional é uma forma para compensar e valorizar o profissional que está em constante exposição ao coronavírus, com contato direto com pessoas infectadas. Muitos destes médicos estão dormindo fora de casa para não contaminar seus familiares, por exemplo”, destaca.