Estudantes de Medicina da UFC ganham, na Justiça, direito à colação de grau antecipada para atuarem contra o coronavírus

Estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), que se encontram no 12° período letivo, colarão grau antecipado após decisão judicial favorável à ação interposta pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, na Justiça Federal, com pedido de Tutela de Urgência. O deferimento da referida ação, cujo despacho foi divulgado nesta terça-feira (24), é inédito no Estado e abre precedentes para outras matérias de mesmo cunho.

Leia mais:  Campanha pede proteção dos profissionais da saúde e divulga denúncias

Campanha pede proteção dos profissionais da saúde e divulga denúncias

O pleito do Sindicato, que atenderá 90 estudantes, foi motivado, sobretudo, pelo impacto que a propagação do coronavírus está causando nos serviços de saúde, sendo urgente a necessidade de salvaguarda e ou realocação dos profissionais que atuam na linha de frente da doença e integram o grupo de risco – gestantes, idosos (acima de 60 anos, principalmente diabéticos e hipertensos), pessoas com doenças respiratórias crônicas e imunudeprimidos (em hemodiálise e quimioterapia, por exemplo).

Para o presidente do Sindicato, Dr. Edmar Fernandes, neste momento de calamidade pública, a entidade busca cumprir o seu papel de garantir a proteção de médicos, demais profissionais que atuam nas unidades de saúde e pacientes, além de apresentar às autoridades sanitárias locais a opção de recrutamento de novos profissionais, cuja previsão de finalização das atividades curriculares já seria no próximo mês de junho.“Esta é mais uma vitória do Sindicato dos Médicos frente ao grave cenário instalado por conta da disseminação do coronavírus. A conquista não é apenas dos estudantes, mas, de toda a sociedade, que poderá contar, a partir de agora, com mais profissionais no enfrentamento desta doença e fortalecendo a rede de assistência à saúde”, destaca Dr. Edmar Fernandes.

Da decisão

A ação foi impetrada pela Assessoria Jurídica do Sindicato, por meio de um de seus escritórios parceiros, o Valença Associados. No deferimento do Juiz Federal Danilo Dias Vasconcelos de Almeida, foi determinado, ainda, que a União viabilize a inscrição dos estudantes de medicina da UFC no chamamento público para adesão ao Programa Mais Médicos Pelo Brasil (Edital nº 05/2020).

Monitoramento e reivindicações

O Sindicato dos Médicos segue monitorando, ativamente, informações sobre a evolução do COVID-19 e, mais uma vez, encampa uma série de ações em defesa da atividade médica e da Medicina de qualidade, proteção e dignidade de profissionais e pacientes, sobretudo, daqueles em condições de vulnerabilidade.

Diante das inúmeras denúncias sobre a escassez ou inexistência de equipamentos de proteção individual, bem como a falta de treinamento e orientações claras sobre a adequada utilização destes por parte dos profissionais atuantes no enfrentamento à pandemia do coronavírus (SARS-COVID-19), a entidade oficiou, na última quarta-feira (18), o Governo do Estado, a Prefeitura de Fortaleza, as Secretarias Estadual e Municipal da Saúde, além do Ministério Público do Estado (MPCE), reivindicando a adoção de medidas urgentes para garantir a proteção de médicos, demais profissionais que atuam nas unidades de saúde e pacientes.O Sindicato se coloca à disposição de estudantes de Medicina de outras Universidades que também desejem buscar meios para contribuir com o fortalecimento do sistema de saúde no enfrentamento ao coronavírus.