Corredômetro: 116 pessoas estavam nos corredores dos maiores hospitais públicos de Fortaleza. IJF e Hospital Mental registram aumento

O Corredômetro registrou 116 pessoas internadas nos corredores dos cinco maiores hospitais públicos de Fortaleza, no dia 28 de fevereiro. Criado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, o levantamento tem como objetivo divulgar e compartilhar com a sociedade as dificuldades enfrentadas por pacientes e profissionais da área.

Leia mais: 97 pessoas estavam nos corredores dos maiores hospitais públicos de Fortaleza. Número é o menor desde o lançamento do Corredômetro

Corredômetro: cerca de 180 pacientes terminaram o ano nos corredores dos maiores hospitais públicos de Fortaleza
Duas unidades de saúde chamam atenção quanto ao aumento no número de pessoas alocadas nos corredores. No Instituto Dr. José Frota (IJF), em janeiro, 35 pacientes encontravam-se alocadas inadequadamente, neste mês, a quantidade subiu para 53. O Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto registrou, em fevereiro, 39 pacientes em macas nos corredores, enquanto em janeiro este número era de apenas oito.

O Corredômetro também apontou importantes reduções. No Hospital Infantil Albert Sabin (Hias) a quantidade de crianças em macas nos corredores foi zerada; no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes, o número passou de uma média de 43 pessoas para 9 pacientes; e no Hospital Geral de Fortaleza, em janeiro, 44 pacientes estavam nos corredores, tendo sido contabilizadas, em fevereiro, 15 pessoas nesta situação.

Os números apresentados são muito representativos. O HGF, por exemplo, é um hospital que está conseguindo reduzir significativamente a quantidade de pessoas nos corredores. A unidade é uma das contempladas com o Projeto Lean, do Governo Federal, o qual colabora nesse trabalho de gestão. Quanto aos outros hospitais, soubemos de mudanças relacionadas aos processos de internações e de aberturas de novos leitos. Permaneceremos acompanhando esses índices para que o Ceará conquiste uma saúde mais digna”, destaca Dr. Edmar Fernandes, presidente do Sindicato.

Desde dezembro de 2016, o Corredômetro – antes publicado diariamente e, depois, nos dias úteis – passou a ser divulgado somente no último dia útil de cada mês, como um recorte da realidade mensal da saúde pública. Para tanto, uma ronda é feita, 'in loco', em unidades como o Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM).

Projeto Lean

O Projeto Lean nas Emergências, que tem como objetivo reduzir a superlotação dos serviços de urgência e emergência do SUS, chega ao 4º ciclo. Para essa fase, foram selecionados 40 hospitais de 18 Estados. A partir de fevereiro, essas unidades de saúde começam a receber as visitas das equipes do Hospital Sírio-Libanês, parceiro do Ministério da Saúde no Lean nas Emergências. Nos últimos seis meses, mais 20 hospitais do SUS participaram do 3º ciclo do Projeto Lean nas Emergências.

As unidades apresentaram um resultado médio de redução de 43% do indicador de superlotação, 39% no tempo para chegada em um leito de internação hospitalar e 37% na redução do tempo de passagem pela urgência até a alta. Isso significa, que o paciente que busca atendimento nessas emergências fica em média quase 12 horas a menos no pronto-socorro, considerando o período desde a entrada na unidade. No Ceará, já estão no Projeto: o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o Hospital Regional do Cariri (HRC), o Hospital de Messejana e agora o Instituto Dr. José Frota (IJF).

SINDICATO DOS MEDICOS DO ESTADO DO CEARA
CNPJ: 06.915.268/0001-30