Médicos das UPAS sob responsabilidade do Governo do Estado estão sem receber salário

Médicos contratados para atuar nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) geridas pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), sob responsabilidade do Governo do Estado, não receberam salário referente ao mês de janeiro. As denúncias foram recebidas pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, nesta terça-feira (11). Diante do grave problema, a entidade oficiou o Instituto solicitando esclarecimentos sobre a situação.

Leia mais: Devedômetro: 11 Municípios cearenses iniciam 2020 em débito com os médicos

Com salários atrasados, médicos de Juazeiro do Norte decretam greve

O atraso no pagamento dos salários dos médicos está sendo enfrentado por diversos profissionais atuantes em diferentes municípios. Médicos contratados por RPA pela Prefeitura de Fortaleza estão sem receber salário desde dezembro. A situação é registrada em mais 11 municípios cearenses: Baturité, Caridade, Catunda, Chaval, Icó, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mulungu, Pacajus e Quixadá.

Em Juazeiro do Norte, o cenário é de desrespeito, os atrasos são registrados há mais de dois anos. Sem reajustes salariais há sete anos e trabalhando com equipes reduzidas, os profissionais da cidade não recebem salário desde o mês de dezembro.

O Sindicato dos Médicos, ciente da situação, notificou as Secretarias Municipais de Saúde para regularizar o problema. Além disso, a entidade acionará, nesta semana, o Ministério Público do Trabalho. O Sindicato alerta aos profissionais para entrar em contato com a Assessoria Jurídica para que as medidas judiciais cabíveis sejam adotadas.