Reconhecimento de optometristas para realização de atividade médica coloca em risco segurança e saúde dos pacientes

O Sindicato dos Médicos do Ceará foi surpreendido nessa quarta-feira (5) com a divulgação do Ofício nº 162/2019, assinado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde, ligada ao Ministério da Saúde. O documento reconhece a optometria e os optometristas como profissionais da saúde e integrantes das equipes de saúde da família.

Tal reconhecimento coloca em xeque todo o trabalho desempenhado pelas mais importantes entidades médicas, tendo em vista que esses profissionais não possuem conhecimento e aptidão para realizar funções privativas da atividade médica, representando um enorme risco à segurança e saúde dos pacientes.

O Sindicato dos Médicos solicitará esclarecimentos sobre o assunto ao Ministério da Saúde e não hesitará em acionar a Justiça para inibir essa prática nociva contra a população brasileira.