Sindicato dos Médicos do Ceará manifesta apoio à Cooperativa dos Psiquiatras do Estado do Ceará tendo em vista a realização de pregão eletrônico para contratação de prestador de serviço médico

O Sindicato dos Médicos do Ceará, por meio do seu presidente Dr. Edmar Fernandes, manifesta o seu apoio à Cooperativa dos Psiquiatras do Estado do Ceará (COOPEC) diante da decisão da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) de realizar pregão eletrônico para contratação de prestador na mesma área médica, desrespeitando o Código de Ética Médica (Resolução do Conselho Federal de Medicina – CFM nº 1.931/2009), o qual preconiza que "a Medicina não pode, em qualquer circunstância ou de qualquer forma, ser exercida como comércio", e a resolução nº 33/2005 do Conselho Regional de Medicina (Cremec), que “considerar antiética a participação de médicos ou de empresas prestadoras ou intermediadoras de assistência médica em pregões que visem à contratação de serviços médicos”.

A entidade reafirma a sua preocupação com relação à segurança da assistência prestada aos pacientes e ao respaldo das instituições responsáveis pela contratação dos profissionais médicos.

Dr. Edmar Fernandes
Presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará