Sindicato dos Médicos oficia IJF por acúmulo de função dos neurocirurgiões plantonistas e desobediência à recomendação do Cremec

O Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou a superintendente do Instituto Dr. José Frota (IJF), nessa quarta-feira (11), solicitando esclarecimentos sobre denúncias relacionadas ao acúmulo de função dos neurocirurgiões plantonistas que atuam aos fins de semana na unidade de saúde e à desobediência à recomendação do Conselho Regional de Medicina (Cremec). A entidade requer um posicionamento e providências a respeito da situação.

Leia mais: Sindicato em ação: médicos aprovados em concurso são convocados para atuar no IJF

Em resposta ao Sindicato dos Médicos, Instituto Dr. José Frota (IJF) relata falta de uniformes e enxovais hospitalares

Segundo relatos, os médicos plantonistas ainda estão sendo responsáveis pela evolução e prescrição dos pacientes internados na emergência. Além do acúmulo de funções, os neurocirurgiões plantonistas atuam com um número alto de demanda de atendimento. O assunto já foi debatido em Plenária do Cremec, realizada no dia 30 de setembro deste ano, na qual a diretoria técnica do IJF se comprometeu em adotar providências e o presidente do Conselho pontuou que os pacientes dos neurocirurgiões são semelhantes aos de enfermaria, com cuidado continuado, mesmo que pelo médico substituto do médico assistente. Contudo, até a presente data, o cenário permanece inalterado.

A situação, inclusive, demonstra desrespeito ao artigo 13 da Resolução nº 2077 de 2014 do Conselho Federal de Medica (CFM), que diz ser direito do paciente possuir um médico responsável direto por sua internação.O Sindicato dos Médicos aguarda retorno da direção do IJF.