Sindicato ajuíza Ação Coletiva solicitando convocação imediata dos médicos sindicalizados aprovados em concurso público de Fortaleza

O Sindicato dos Médicos do Ceará ajuizou, na última sexta-feira (6), Ação Coletiva com Pedido de Tutela de Urgência, em face do Município de Fortaleza, solicitando a convocação imediata dos médicos sindicalizados aprovados no concurso público realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em novembro de 2015. O processo, distribuído na 11ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza, requer o preenchimento dos cargos de provimento efetivo pelos profissionais em substituição àqueles ocupantes do mesmo cargo.

Leia mais: Jurídico em Ação: médicos comemoram vitórias em ações jurídicas protocoladas via Sindicato

Sindicato dos Médicos requer ingresso como Amicus Curiae para subsidiar ação judicial em face da Prefeitura de Fortaleza sobre a reforma do Frotinha da Parangaba

A Ação pede ainda, em caráter liminar, que a Prefeitura disponibilize, em meio público, a lista de todos os aprovados, classificados ou classificáveis já convocados e nomeados, tendo em vista a obediência ao Princípio da Publicidade.

O certame, cuja vigência era de dois anos, tinha como objetivo a contratação de 43 médicos, sendo 12 de anestesiologistas, 8 cirurgias geral, 8 de clínica geral, 1 de intensivista, 1 de pediatria e 13 de traumato-ortopedia. Os profissionais aprovados deveriam estar atuando, conforme o concurso, no Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura (Frotinha Antônio Bezerra), Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira (Frotinha Parangaba); e Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha Messejana).Segundo provas documentadas na Ação, fica demonstrado que o Município contratou médicos por meio de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA) durante o prazo de validade do concurso, violando o direito dos aprovados de assumirem os cargos previstos no certame.

O Sindicato dos Médicos do Ceará reitera a sua missão de buscar garantir a valorização e a defesa da categoria, bem como trabalhar para que o Poder Público cumpra a sua função de prestar um serviço de saúde digno.

Número do processo: 0170540-75.2019.8.06.0001