Presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Edmar Fernandes, visita posto de saúde após protesto dos moradores do bairro Dias Macedo

Mobilizados os moradores do bairro Dias Macedo, em Fortaleza, convidaram, na última sexta-feira (19), o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, para conferir de perto a situação do posto de saúde Professor João Hipólito de Azevedo. Conforme esperado, o gestor verificou problemas graves e, infelizmente, comuns a praticamente todas as unidades de atenção básica da Cidade.

Leia mais: Presidente do Sindicato dos Médicos visita postos de saúde com relatos de casos de violência

Falta de infraestrutura em posto de saúde impossibilita atendimento em Fortaleza

O descaso do poder público é atestado pelas histórias contadas pela população. Pacientes diabéticos, como Salma Rodrigues, 62 anos, não conseguem receber seringas para aplicação de insulina desde maio. A falta de medicamentos é recorrente: Dagmar Carneiro, 70 anos, não tem acesso a uma pomada cicatrizante necessária para curar um procedimento cirúrgico. Sem médico suficiente para atender, Renata Eugênia da Silva, 42 anos, não pode desde janeiro realizar a sua prevenção ginecológica e renovar a sua receita de medicação controlada.

“Estamos visitando postos de saúde de todo o Estado e nos deparando sempre com os mesmos problemas: número de médicos insuficiente para atender a demanda; falta de medicamentos e insumos; infraestrutura precária; e insegurança. Quando a rede primária de saúde não funciona, todo o sistema fica comprometido. É por isso que, hoje, os maiores hospitais de Fortaleza estão, cada vez mais, lotados. As prefeituras precisam assumir a responsabilidade de proporcionar um atendimento digno às pessoas”, enfatiza Dr. Edmar Fernandes.

Diante desse cenário lamentável, o Sindicato dos Médicos, por meio da sua Assessoria Jurídica, acionou, mais uma vez, a gestão municipal solicitando esclarecimentos sobre quais decisões serão tomadas para que os profissionais tenham garantido o direito de exercer a sua profissão e a assistência à saúde seja prestada de maneira eficaz.