Atendimento a pacientes portadores de HIV é suspenso em Horizonte

O Sindicato dos Médicos do Ceará recebeu, na última sexta-feira (29), denúncia informando que os pacientes portadores de HIV do município de Horizonte, acompanhados na Policlínica da cidade, estão sem assistência após a suspensão do atendimento.

Leia mais: Sindicato solicita esclarecimentos sobre restrição do atendimento pediátrico no Hospital Municipal de Caucaia

A interrupção do serviço, segundo a denúncia, se deve à transferência do único médico infectologista, responsável pelo acompanhamento de cerca de 100 pacientes na unidade, para a Capital, cuja cessão do profissional foi solicitada pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) à Prefeitura de Horizonte.

Ainda de acordo com o relato, a saída do médico causou grande prejuízo à população, assim como também à gestão municipal, que deve ceder mais dois profissionais para Fortaleza a pedido do Governo do Estado. A denúncia destaca também que até a contratação de um novo infectologista, que será realizada por meio de Edital, os pacientes serão encaminhados para atendimento no Hospital São José, na Capital, local que já enfrenta problemas de lotação.

Diante da grave situação, o Sindicato dos Médicos do Ceará, por meio de seu presidente Dr. Edmar Fernandes, oficiou, nesta segunda-feira (1º), a Secretaria da Saúde do Estado solicitando esclarecimentos e soluções emergenciais para que os pacientes de Horizonte tenham garantido o seu direito de receberem assistência médica.