Sindicato solicita esclarecimentos sobre restrição do atendimento pediátrico no Hospital Municipal de Caucaia

A população do município de Caucaia, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, poderá enfrentar mais uma séria dificuldade ao buscar assistência médica, especialmente, para as crianças. Em ofício circular nº 37/2019, a direção do Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha informa que a partir de abril a unidade contará com apenas um (01) pediatra, não dispondo mais de atendimento por livre demanda, salvo eixo vermelho.

Leia mais: Após solicitação do Sindicato dos Médicos, policiamento fixo é disponibilizado em Hospital Municipal de Caucaia

Saúde precisa de segurança: Sindicato oficia Secretaria de Segurança Pública do Estado e Prefeitura de Caucaia após assassinato em Hospital Municipal

Conforme o documento, “o atendimento em pediatria será de retaguarda para as upas e região, devendo assegurar atendimento referenciado por estes”. O ofício traz como única justificativa para a tomada de decisão “a dificuldade de assegurar escala médica com dois médicos em pediatria”.

Ciente da gravidade do problema e dos prejuízos para a população de Caucaia, o Sindicato dos Médicos do Ceará oficiou, nesta quarta-feira (27), a Secretaria de Saúde do Município e a direção do Hospital Municipal Dr. Abelardo Gadelha da Rocha para que sejam prestados esclarecimentos e apontadas quais as providências que serão adotadas para evitar que a unidade de saúde restrinja o atendimento pediátrico e reduza o número de profissionais.

Este é um dos hospitais mais importantes de Caucaia, sendo essencial que esteja em pleno funcionamento e cumprindo a sua função social de atendimento digno para a população e oferecendo as devidas condições para que os profissionais exerçam a sua atividade. Iremos acompanhar essa situação e trabalhar para que tal medida seja revista”, destaca Edmar Fernandes, presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará.