Sindicato Itinerante: presidente visita médicos nas unidades de saúde da Região Norte do Ceará

Após receber denúncias acerca da superlotação, falta de médicos e insegurança nas unidades de saúde do município de Canindé, o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Edmar Fernandes, realizou, na última sexta-feira (15), visitas aos médicos que trabalham nos hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e postos de saúde do município. O representante da entidade aproveitou a ocasião e vistoriou outros estabelecimentos nas cidades de Caridade, Madalena e Paramoti, também localizadas na Região Norte do Ceará.

Leia mais: Sindicato Itinerante: visitas são realizadas a médicos na Região Norte do Estado

Sindicato Itinerante: palestra sobre planejamento financeiro para médicos e estudantes de medicina é realizada em Sobral

Durante as visitas, o gestor identificou sérios problemas, como falta de insumos e de equipamentos para realização de exames; e número insuficiente de médicos para prestar atendimento. No Posto de Saúde de Caridade, por exemplo, foi constatado que não havia nenhum médico no local, sobrecarregando ainda mais o atendimento nas UPAs da região, que encontram-se superlotadas.

Na oportunidade, o presidente do Sindicato ouviu relatos graves dos profissionais que enfrentam diariamente diversos desafios para prestar um bom atendimento. “Mesmo diante das deficiências do sistema de saúde, os médicos que atuam no Interior do Estado realizam um importante trabalho dedicado à população. Por isso, nossa atuação vai além de apenas fiscalizar as unidades. Trabalhamos principalmente na defesa da categoria médica, promovendo ações em prol da valorização dos profissionais e em busca de garantir uma saúde mais digna e de qualidade para a população”, enfatiza.

Ciente da situação, o Sindicato dos Médicos, por meio de sua Assessoria Jurídica, oficiará a Secretaria de Saúde dos Municípios solicitando esclarecimentos para que os problemas sejam solucionados.

Sindicato Itinerante
O Projeto Sindicato Itinerante tem o objetivo de fortalecer o vínculo e levar a entidade para ainda mais perto dos médicos e estudantes de medicina que atuam, especialmente, no Interior do Estado, por meio do desenvolvimento de uma série de diferentes atividades: fiscalização em unidades de saúde, incentivo a novas sindicalizações e parcerias, realização de palestras educativas e promoção de eventos sociais.