O Sindicato dos Médicos do Ceará, a Associação Médica Cearense (AMC) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (CREMEC), no uso de suas atribuições enquanto entidades representativas da categoria médica e interessadas na implementação de políticas públicas voltadas para a Saúde, realizaram, na manhã de hoje (17), no auditório do CREMEC, o Saúde em Destaque 2018, evento de assinatura e entrega das reivindicações dos profissionais médicos aos candidatos a Governador e Senadores do Estado do Ceará, no pleito vigente.
Estiveram presentes e assinaram o documento os candidatos ao Senado: Cid Gomes, Dra. Mayra Pinheiro, Dr. Márcio Pinheiro, Eduardo Girão, João Saraiva, Pastor Pedro Ribeiro e Robert Burns. Convidados, os candidatos que não compareceram ao evento e não justificaram a ausência, foram: Alexandre Barroso, Anna Karina, Eunício Oliveira, Magela e Pastor Simões.
Quanto aos postulantes ao Governo do Estado do Ceará, participaram do evento e assinaram a Carta de reivindicações, os candidatos: Ailton Lopes, General Theophilo e Hélio Góis. Os postulantes ao cargo Francisco Gonzaga e Mikaelton não compareceram ao evento e não justificaram a ausência. A assessoria do candidato Camilo Santana confirmou que este seria representado pelo senhor Moacir Tavares, contudo, o mesmo não esteve presente ao evento, sendo enviado uma nota por e-mail justificando a não participação devido um imprevisto de cunho pessoal.
Na oportunidade, o presidente do Sindicato, Dr. Edmar Fernandes, reiterou a importância dos candidatos conhecerem as demandas relacionadas à categoria e à Saúde do Estado do Ceará para que assim possam agir em busca da concretização de políticas públicas eficazes. “Este é um momento fundamental para que possamos discutir a situação difícil na qual os médicos atuam todos os dias com o objetivo de atender com respeito e dignidade os seus pacientes”, destaca.
O evento, semelhante ao ocorrido em 2016, quando na época recebeu os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Fortaleza, levou ao conhecimento de todos os candidatos as questões pertinentes à categoria, bem como deu publicidade a todos os compromissos definidos numa agenda transparente e positiva para a sociedade cearense, que poderá acompanhar a evolução das respostas e testemunhar o grau de responsabilidade de todos os envolvidos.
Das reivindicações
Considerando o empenho dos médicos e de outros profissionais da Saúde para atender com respeito, competência e qualidade as inúmeras demandas da população cearense no âmbito da Saúde do Estado, em muitas situações dando seu máximo em condições adversas, as reivindicações são voltadas para a valorização médica e desenvolvimento de ações na área da Saúde.
Cabe enfatizar que pautadas na transparência e na isenção, as entidades médicas sempre estão disponíveis para negociação e diálogo construtivos com os entes públicos e esperam fortalecer o processo de entendimento com todos os setores que podem agregar contribuições ao debate sobre as políticas de saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará