Sindicato em

Notícias

Notícias

Workshop IdeaMed debate empreendedorismo, finanças e carreira na medicina; veja como foi

O Sindicato dos Médicos do Ceará, em parceria com o Sindicato Estudantil, promoveu na noite da última quinta-feira (16), o workshop IdeaMed: Expandindo os conhecimentos sobre educação financeira e carreira para estudantes de medicina, médicos residentes e recém-formados. O evento foi realizado em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da entidade no Youtube. O workshop contou com palestras de seis médicos cearenses que compartilharam assuntos relacionados a empreendedorismo, educação financeira e carreira na medicina.

A programação foi aberta com a apresentação do Dr. Marcos Antônio Aragão de Macedo, médico anestesiologista e Diretor Executivo da Sicredi Ceará, que apresentou o painel “Não sou de exatas! Organização financeira”. “Eu escolhi falar sobre finanças comportamentais, porque hoje a gente tem um leque muito grande de opções de investimentos, mas nada adianta ter esse leque se a gente não tiver como investir, ou seja, os recursos para investir”, ressalta Dr. Marcos.

Aos estudantes de medicina e médicos recém-formados, ele deixou o recado: “só com planejamento correto vão conseguir alcançar os objetivos de vocês. Comecem a investir cedo”, disse.

Leia mais: Sindicato dos Médicos e Sindicato Estudantil promovem workshop IdeaMed para estudantes de medicina; confira palestrantes

Tranquilidade financeira

O segundo painel “Análise de Valores Imobiliários e Tranquilidade Financeira” foi apresentado pelo médico radiologista, Dr. Diego Ximenes. Com experiência no mercado financeiro há 10 anos, contou sobre o que aprendeu acumulando patrimônio em valor diversificado e quais as vantagens de começar a poupar desde cedo. “Se eu comecei a poupar com 23 anos, agora tenho 33, daqui a 20 anos, 70% do meu patrimônio vai ser o que investi até hoje. Isso acontece por causa do efeito do tempo. Nada vence os investimentos”, explica.

Dr. Diego também listou as fases da tranquilidade financeira: sem dívida; vida confortável; reserva financeira; sempre sobra dinheiro; não se preocupar se perder renda; não se preocupar com gastos; e não precisar mais de renda.

Medicina paliativa

Em seguida, a Dra. Inês Melo, médica anestesiologista e paliativista, conferiu a palestra “Medicina paliativa: passado, presente e futuro”, onde iniciou afirmando que cuidado paliativo é um direito humano. Ela citou um estudo realizado em 2010, publicado na revista Economist Intelligence Unit, em que analisava os cuidados paliativos em 40 países, se existiam ou como eram feitos, e o Brasil apontou na 38ª em qualidade de morte.

Cinco anos depois, esse estudo foi refeito, de 40 países, foi estendido a 80 e o Brasil ficou no 42º lugar. “Nós identificamos que o Brasil melhorou um pouco, mas a necessidade de continuar melhorando é grande”, observa.

Atuação do Sindicato

O quarto painel foi apresentado pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará e médico radiologista, Dr. Leonardo Alcântara, que falou sobre “Ações e atuação do Sindicato dos Médicos do Ceará”. O presidente fez um breve histórico dos 80 anos da entidade e pontuou como o Sindicato dos Médicos conseguiu sair na contramão das demais entidades sindicais após a Reforma Trabalhista, em 2017, que excluiu a obrigatoriedade do pagamento do imposto sindical a todos os profissionais da categoria.

O presidente encerrou a palestra falando aos estudantes e recém-formados sobre a importância da sindicalização.  “Em algum momento de suas carreiras, vocês vão precisar ter alguém acessível, que lhe protejam de alguma injustiça que esteja ocorrendo e, sem dúvidas, o Sindicato dos Médicos, além de ser a maneira mais eficiente com que vocês conseguem essa proteção, é também a mais barata”, finaliza.

Empreendedorismo

O Dr. Francisco Abaeté, médico radiologista e coordenador geral da Instituição de Educação Superior Ensino Médico, conferiu a palestra “Medicina & Empreendedorismo”. O médico destacou que a formação é um pré-requisito para exercer a profissão da melhor forma e atingir os objetivos. “Acredito que a maioria dos médicos que têm interesse de empreender tem interesse em continuar médico e, em paralelo, ter outros projetos dentro da área ou em área distintas”, salienta.

Dr. Abaeté citou alguns exemplos de como empreender na medicina: clínicas, hospitais, serviços de saúde; educação médica; aplicativos/startups; gestão/fornecimento.  Além disso, apresentou sobre seu projeto paralelo à medicina, a cervejaria artesanal 5 Elementos, empreendimento que de cinco sócios, três são médicos.

Residência e Planejamento

O ciclo de palestras do workshop IdeaMed foi encerrado com a apresentação do painel “Residência e Planejamento” pelo Dr. Frederico Arnaud, médico emergencista e coordenador da residência médica de Medicina de Emergência pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.

Ele destacou que para fazer residência em medicina de emergência tem que gostar, ter vocação, gostar da movimentação, das respostas rápidas, reconhecimento do paciente grave e ter bom senso de compartilhar com outras especialidades.  

O Sindicato dos Médicos do Ceará reafirma seu compromisso com a categoria e reitera que está à disposição dos estudantes e médicos recém-formados para apoiar inciativas que estimulem a profissão e a medicina de qualidade.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará  

logo-sindmed-2018-branco-rodape.png

SINDICATO DOS MEDICOS DO ESTADO DO CEARA
CNPJ: 06.915.268/0001-30
Rua Pereira Filgueira, 2020, 9º Andar - Aldeota
CEP: 60160-194 / Fortaleza - CE
Fone: (85) 3261-4788 / (85) 98956-5419
Email: atendimento@sindmedce.org.br
Horário de atendimento: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira 

 

Receba os nossos Boletins de Notícias!

Não enviamos Spam! Fique atento ao seu e-mail.