Sindicato solicita reajuste salarial de 10,20% para servidores médicos do município de Fortaleza

Na última segunda-feira (13), o Sindicato dos Médicos do Ceará encaminhou ofício ao prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, solicitando o reajuste de 10,20% aos servidores médicos do município. A solicitação ocorreu logo após a realização da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no dia 09 de setembro, que tratou sobre os impactos da Reforma da Previdência Municipal, reajuste salarial e outros assuntos pertinentes à categoria.

De acordo com o Departamento Jurídico do Sindicato, a motivação ocorreu devido a evidente defasagem vencimental dos servidores médicos municipais que estão desde maio de 2020 sem reajuste. O Departamento esclarece, ainda, que em razão do aumento da alíquota com a reforma previdenciária do município de Fortaleza, os médicos sofreram impacto em seus vencimentos, sendo necessária uma reposição inflacionária, no percentual de pelo menos 10,20%.

Leia mais: AGE: Sindicato convoca médicos servidores públicos do município de Fortaleza e do IJF para esclarecer impactos da reforma previdenciária

Além disso, o atual cenário econômico, com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) a 8,06%, influenciou ainda mais na perda salarial e comprometimento do poder aquisitivo dos servidores.

O Departamento Jurídico justifica também que o pleito está baseado em outros aspectos, como por exemplo: a vexatória realidade de que os valores que são pagos aos médicos contratados via Organizações Sociais, que dividem o mesmo local e escala de trabalho dos citados servidores, possuem valores bem maiores nas suas remunerações.

AGE

A Assembleia Geral Extraordinária foi realizada no dia 09 de setembro, através do Google Meet, e contou com a presença do presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Dr. Leonardo Alcântara, e da coordenadora Jurídica da entidade, a advogada Thaís Timbó. Na assembleia, a advogada explicou que o motivo da convocação foi a intensa busca de informações sobre a reforma da previdência, em razão do aumento da alíquota que incidiu sobre o contracheque dos médicos servidores do município no mês de setembro, a qual passou de 11% para 14%.

Após explicação, o Departamento Jurídico do Sindicato se colocou à disposição da categoria para análise de casos particulares relacionados à previdência.

Durante a assembleia, o presidente do Sindicato fez um relato histórico sobre os reajustes dos anos anteriores. “Em razão do aumento da alíquota e consequente impacto nos salários dos profissionais proporcionados pela Reforma, seria justo o pleito de um reajuste que fizesse a reposição inflacionária, que seria de 10,20%”, explicou Dr. Leonardo Alcântara. Após todas as observações, o presidente informou que um ofício seria encaminhado ao prefeito Sarto Nogueira pleiteando a reposição salarial de 10,20%.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

SINDICATO DOS MEDICOS DO ESTADO DO CEARA