Corredômetro: 65 pessoas estão nos corredores dos principais hospitais públicos de Fortaleza; HGF não registra pacientes à espera de leitos

Em agosto, o Corredômetro registrou 65 pessoas internadas nos corredores dos cinco maiores hospitais públicos de emergência de Fortaleza. Os dados são do levantamento realizado pelo Sindicato dos Médicos do Ceará, contabilizados até esta quarta-feira (1º).

Os dados apontam uma redução se comparado ao número registrado em julho, que contabilizou 90 pessoas à espera de um leito. O destaque vai para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), que encerrou o mês sem nenhum paciente nos corredores. Em julho, esta unidade hospitalar havia registrado 47 pessoas nos corredores.

Leia mais: Corredômetro: 90 pessoas à espera de um leito nos corredores dos principais hospitais públicos de Fortaleza

Os dados do Corredômetro indicam 22 pessoas à espera de um leito no Hospital de Saúde Mental; 37 no Hospital de Messejana; zero no HGF; 06 no IJF; e zero no Hospital Infantil Albert Sabin. Em julho, o número total do Corredômetro foi de 90 pessoas.

A verificação nos corredores dos hospitais é realizada mensalmente para divulgar e compartilhar com a sociedade sobre as dificuldades enfrentadas por pacientes e profissionais da área da saúde. Uma ronda, in loco, é feita nas seguintes unidades: Instituto Dr. José Frota (IJF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM).

Saiba mais

O Corredômetro iniciou os registros em dezembro de 2016 – antes  publicado diariamente e, depois, nos dias úteis – passou a ser divulgado somente no último dia útil de cada mês, como um recorte da realidade mensal da saúde pública.

Fonte: Comunicação do Sindicato dos Médicos do Ceará

SINDICATO DOS MEDICOS DO ESTADO DO CEARA